domingo, 27 de março de 2011

Educação financeira...

Planejar pressupõe estabelecer objetivos, pois para quem não tem um destino, qualquer caminho serve. Saber onde e o quanto se gasta é o fator determinante do sucesso financeiro. É necessário saber onde se está e onde se quer chegar.

Contudo, a elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Tanto a despesa quanto a receita devem ser planejadas com bastante exatidão, sem perder o foco nas metas e objetivos de vida. A administração conjunta e consciente, por todos os membros da família, melhora as relações familiares, gerando maior união e comprometimento, contribui para a educação das futuras gerações, além de propiciar menos estresse, melhor desempenho no trabalho, e maior alto estima, gerando, portanto maior qualidade de vida.

Fazer um orçamento significa, entre outras coisas, avaliar minuciosamente sua situação financeira, e identificar como andam suas despesas e suas receitas.
Realizar essa tarefa sozinho pode até não ser tão difícil, mas tenha certeza de que se você contar com a ajuda da família será ainda mais fácil.
É importante que toda a família participe de seus planos financeiros, assim ficarão unidos em torno dos mesmos objetivos. Não adiantará traçar metas financeiras se sua família não entender o papel que cada membro tem a cumprir para alcançarem juntos os resultados esperados.
Chame a família e juntos avaliem os gastos. Dos maiores e mais importantes como alimentação, moradia e educação dos filhos, aos menores, como a pipoca do cinema e o cabeleireiro do fim de semana.
Saiba que, por melhor que seja sua renda, todos os recursos são finitos. Portanto, sempre haverá espaço para cortar despesas desnecessárias em favor de um grande objetivo familiar. Lembre-se de que, ao dividir a responsabilidade sobre a vida financeira da família, você estará somando esforços e multiplicando as possibilidades de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário